Como posso ajudar um dependente a se tratar?

Como posso ajudar um dependente a se tratar?

Ajudar uma pessoa que está sofrendo com a dependência química para que a mesma consiga se recuperar é bem complexo, o processo se torna mais fácil quando a pessoa deseja melhorar.

O processo de recuperação é doloroso e claramente acaba se tornando uma angústia bem comum entre os familiares e pessoas próximas do adicto.

Muitas famílias começam a lidar com essa questão assim que seu familiar começa o tratamento contra a dependência, é aí que muitas questões começam a surgir.

É importante que os familiares compreendam que o adicto precisa lidar com a abstinência, deve evitar recaídas e também lida com os efeitos colaterais da desintoxicação.

O processo tende a se tornar um pouco mais difícil quando a pessoa não quer se tratar, nesse caso os membros da família normalmente internam involuntariamente o adicto.

Muitas pessoas estão passando por isso agora, e nem mesmo sabem como auxiliar a pessoa a superar seu vício em drogas ou álcool, esse artigo foi pensado para ajudar. Continue a leitura e fique por dentro de como ajudar quem está na dependência química agora mesmo!

Entenda o que é a dependência química

Antes de tudo é essencial que a família entenda que a dependência química é uma doença, e deve ser tratada como tal.

Na verdade, ela é definida pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma espécie de estado psíquico, sendo que muitas vezes se torna física justamente devido ao uso de substâncias psicoativas por um adicto.

Normalmente a ingestão de tais substâncias resulta em mudanças comportamentais e demais reações capazes de levar a pessoa a consumir com maior frequência, tudo para poder vivenciar os efeitos psicóticos ou ainda evitar o incômodo que é a privação.

Além do mais, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da própria Associação Americana de Psiquiatria, acaba caracterizando a dependência como um padrão de consumo de substâncias que acaba levando a algum dano clínico.

Além disso, a dependência tende a ser acompanhada por alguns elementos, entre eles:

  • Abstinência;
  • Aumento de tolerância à droga;
  • Isolamento Social ou andar somente com pessoas também dependentes;
  • Incapacidade total de controlar o vício;

Veja a melhor forma de ajudar um dependente químico

Há algumas maneiras de ajudar ativamente na recuperação da pessoa que está doente, sendo assim, listaremos abaixo algumas dicas que serão úteis durante o processo:

Tenha empatia

Certamente ajudar uma pessoa que está na dependência química é uma tarefa bem complicada, principalmente se a pessoa é muito próxima.

Porém, saiba que o processo tende a se tornar um pouco mais fácil quando há empatia, na verdade a compreensão é fundamental para que a pessoa consiga confiar em você.

Sendo assim, coloque-se no lugar do adicto, seja compassivo e sempre trate a pessoa bem, assim como gostaria de ser tratado estando doente.

Jamais julgue, apesar de ser difícil, isso não ajudará em nada, pelo contrário. Vale ser atencioso e respeitoso, justamente para se tornar uma espécie de porto seguro durante o processo de recuperação e desintoxicação.

Se comunique

É essencial ter um diálogo mais aberto e totalmente livre de preconceitos, é importante mostrar que se preocupa com a saúde e bem estar da pessoa.

É interessante deixar claro que fará parte desse momento, e que está bem ciente dos desafios apresentados.

Pesquise bastante sobre o assunto

Não há necessidade de ser um especialista para compreender alguns aspectos da dependência química, atualmente a internet está à disposição para ajudar nas pesquisas e conceder acesso a informações relevantes que ajudam a contornar situações mais difíceis do processo.

Intervenha quando for preciso

Muitas vezes a intervenção se mostra como a saída mais segura, claro que pode haver uma resistência no começo, contudo, isso é normal.

Caso seja possível confrontar o dependente com a realidade, nunca hesite em usar esse último recurso.

Muitas vezes falar de morte ou cadeia pode mesmo assustar, no entanto, podem ajudar ao encaminhar a aceitação do tratamento.

É interessante neste momento sugerir o programa de uma clínica que deve ser capaz de ajudar a traçar um plano de tratamento, sempre mostrando ao adicto que a desintoxicação é possível.

Fique de braços abertos para o adicto

É bem comum que a pessoa que está na dependência se agrave com o tempo, e sofra com problemas em várias esferas.

Porém, é importante que todas essas questões sejam deixadas de lado, principalmente para que a recuperação do dependente seja plena.

É interessante que o adicto se sinta amparado e que pertence a algum lugar, caso isso não ocorra pode se sentir solitário e retomar os vícios.

Esteja sempre de braços bem abertos para acolher essa pessoa, ela precisa de rotina estruturada e muita compreensão.

Apoie o dependente químico, afinal, somente assim ele conseguirá buscar um tratamento mais especializado, ajudando a retomar o controle de sua vida!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.