Depressão: o que é? Como o tratamento é realizado?

Sim, tratamento depressão é a opção de pessoas que querem se livrar do “mal do século”. Homens e mulheres estão doentes, alguns percebem, outros acham que são “momentos que devem passar”.

O fato é que a depressão nada mais é do que uma doença psiquiátrica, ela é crônica e recorrente é responsável pela alteração do humor, tende a ser caracterizada por uma tristeza profunda e um sentimento muito forte de desesperança.

Porém, identificar esses sintomas pode não ser fácil, isso porque muitas vezes nos entristecemos por acontecimentos da vida, no entanto, a doença não para por si só. É essencial que a pessoa busque ajuda médica e saiba identificar esses sintomas.

Sinais e sintomas e o tratamento depressão

É relevante entendermos quais são os sintomas antes do tratamento depressão, lembrando que o diagnóstico completo é feito a partir dessas informações.

Além da tristeza profunda e da desesperança, é preciso entendermos que ela está associada aos sentimentos de amargura, dor, desesperança, desencanto, culpa e baixa autoestima. Além do mais, há distúrbios do sono e mesmo do próprio apetite.

É essencial que consigamos distinguir uma tristeza patológica daquela que é transitória e que está ocorrendo devido a acontecimentos desagradáveis e difíceis.

O fato é que diante essas adversidades, indivíduos que não sofrem com a doença, ficam tristes, contudo, encontram uma maneira de superá-las.

Porém, nos quadros de depressão, essa tristeza de forma alguma dá trégua, e pode acontecer mesmo que sem causas aparentes.

A pessoa sofre e permanece com o humor deprimido praticamente o tempo inteiro, e isso acontece por dias seguidos.

Além do mais, é comum o paciente perder o interesse pelas atividades que anteriormente davam muita satisfação e prazer, isso acontece porque não há perspectiva de melhora do quadro.

Lembrando aqui, que a depressão é uma doença extremamente incapacitante, e atinge atualmente por volta de 350 milhões de pessoas pelo mundo todo.

Certamente os quadros variam tanto de duração quanto de intensidade, e normalmente são classificados em 3 graus diferentes: leves, moderados e graves. Além do mais, ela não escolhe quem atingirá: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Quais são as causas da depressão?

Entender qual é o tratamento depressão é importante, contudo, compreender as causas dessa doença acaba sendo essencial nesse momento.

Claramente há fatores genéticos envolvidos nos casos da depressão, além do mais, muitas vezes pode ser provocada por uma espécie de disfunção bioquímica do cérebro.

Porém, o fato é que nem todas as pessoas que possuem predisposição genética reagem da mesma forma diante dos fatores que acabam funcionando como gatilho para as crises:

• estresse físico e psicológico, acontecimentos traumáticos durante a infância, doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e ilícitas, medicamentos, entre outros.

Além disso, as mulheres parecem ser um pouco mais vulneráveis aos estados depressivos em virtude da oscilação hormonal, a que estão expostas principalmente durante o período fértil.

Conheça aqui os sintomas da depressão

Além de ter o estado deprimido (a maior parte do tempo ou quase todos dias), e ainda da anedonia (interesse e prazer diminuídos em relação a maioria das atividades), há ainda os seguintes sintomas da depressão:

• distúrbio de sono (insônia ou mesmo sonolência excessiva diárias);
  • alteração de peso, excesso de peso ou perda de peso não intencional;
  • Problemas psicomotores (apatia psicomotora ou agitação);
  • Perda de energia ou fadiga constante;
  • Culpa em excesso;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Ideias suicidas;
  • Alteração da libido;
  • Baixa autoestima;

Muitas vezes, logo no início os sinais da enfermidade simplesmente não são reconhecidos, porém, ideias suicidas ou de autodestruição, jamais devem ser desconsideradas.

Sobre o diagnóstico de depressão

O diagnóstico da depressão é totalmente clínico e toma como base sintomas descritos e mesmo a história de vida do paciente.

É importante que o paciente apresente de 4 a 5 dos sintomas citados acima. Muitas vezes o estado depressivo nada mais é do que um sintoma secundário de outras doenças, por esse motivo é essencial estabelecer um diagnóstico diferencial.

Conhecendo o tratamento depressão

A depressão exige um acompanhamento médico sistemático. Normalmente aqueles quadros mais leves são capazes de responder bem aos tratamentos psicoterápicos.

Já nos quadros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, profissional e familiar em sociedade, a indicação é usar antidepressivos tudo com o objetivo final de tirar a pessoa da crise.

Há diversos grupos de medicamentos que não causam dependência, mesmo levando mais tempo para produzir efeitos.

Além disso, há casos de depressão que exigem a associação de algumas outras classes de medicamentos: antipsicóticos e ansiolíticos, para poder obter o efeito preciso.

As evidências ainda apontam que a atividade física associada aos tratamentos psicoterápicos e farmacológicos, representa um recurso completamente importante para ajudar na reversão do quadro da depressão.