Burnout: entenda tudo sobre esse esgotamento mental

Provavelmente você já deve ter escutado sobre tratamento Burnout, no entanto, poucas pessoas entendem bem o que é essa síndrome.

Na realidade, a síndrome de Burnout nada mais é do que um distúrbio psíquico, ele que é caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados normalmente devido aos trabalhos desgastantes.

É interessante salientarmos aqui que policiais e professores estão presentes nas classes mais atingidas atualmente. No post abaixo, iremos compreender um pouco mais desse esgotamento e como lidar corretamente com ele!

O tratamento Burnout e a Síndrome de Burnout

Antes de saber qual tratamento Burnout adequado, é interessante entendermos exatamente o que é. Compreenda, que é uma espécie de esgotamento profissional, sendo que esse distúrbio foi descrito pela primeira vez no ano de 1974 por Freudenberger, que era um médico americano.

Este transtorno atualmente possui registro no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), ele está relacionado como um dos fatores que mais influenciam na saúde ou mesmo em contato com serviços de saúde.

Esse problema possui como característica principal o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho emocionais, físicas e psicológicas desgastantes.

Essa síndrome se manifesta principalmente em indivíduos cuja profissão acaba exigindo um certo envolvimento pessoal intenso e mais direto.

Entre os profissionais que correm maior risco de desenvolver este tipo de transtorno estão: pessoal de recursos humanos, agentes penitenciários, da educação, da saúde, assistência social, bombeiros, policiais e mesmo mulheres que enfrentam dupla jornada.

Conheça os Sintomas do burnout

De certa forma, um dos sintomas típicos de Burnout é justamente a sensação de esgotamento emocional e físico, e isso acaba se refletindo em atitudes completamente negativas, entre elas:

• Agressividade;
  • Isolamento;
  • Ausências no trabalho;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Lapsos de memória;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Depressão;
  • Baixa autoestima;
  • Pessimismo;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço;
  • Sudorese;
  • Enxaquecas;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Crises de asma;
  • Distúrbios gastrointestinais;

Os últimos sintomas são físicos e completamente associados à síndrome em questão, é interessante destacar aqui que nem todos terão todos esses sintomas, o quadro pode variar.

Entenda como é feito o diagnóstico de burnout

Na verdade, o diagnóstico é bem simples, e é basicamente clínico, ele leva em conta toda a história do paciente, seu envolvimento em suas atividades no trabalho e realizações pessoais e profissionais dentro do local de trabalho.

Além disso, é passado um questionário, ele que é baseado na Escala Likert acaba ajudando a estabelecer o diagnóstico completo.

Como é feito o tratamento Burnout?

Certamente o tratamento é capaz de variar de paciente para paciente, além dos sintomas apresentados.

Porém, normalmente inclui uma junção entre a psicoterapia e o uso de antidepressivos, quando aliados a atividade física regular e mesmo a exercícios de relaxamento o tratamento se torna ainda mais completo e ajuda no controle dos sintomas.

Recomendações essenciais para pessoas que sofrem com Burnout

Algumas recomendações podem ajudar efetivamente no tratamento desses pacientes, afinal, é importante que o paciente se ajude e trabalhe juntamente com os médicos e psicoterapeutas, confira abaixo:

• Jamais use a falta de tempo como desculpa para não praticar atividades ou exercícios físicos, além disso, não esqueça que momentos de descontração e lazer são essenciais.
  • Mudanças no estilo de vida podem ser necessárias, em alguns casos são a melhor maneira de prevenir ou mesmo de tratar essa síndrome.
  • É importante que o paciente tenha consciência que consumindo álcool ou outras drogas não é um bom remédio para resolver esse problema, na verdade, podem ser o estopim para crises ainda maiores.
  • Procure avaliar quanto as condições presentes em seu trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e saúde, procure analisar se o local em que está não vem prejudicando sua saúde mental e física.
  • A ideia é que você avalie a necessidade de se propor uma nova dinâmica em seu dia a dia, além do mais, é possível propor também uma nova dinâmica em seu local de trabalho.
  • Tente escutar a opinião dos familiares, colegas e amigos, afinal, a pessoa que está sofrendo com essa síndrome muitas vezes não consegue nem mesmo perceber o que está acontecendo.
  • Procurar ajuda profissional é o melhor remédio! A saúde mental é quem controla o corpo, portanto, esteja saudável mentalmente e o corpo acompanhará esse processo!