Fármaco dependentes: o que são e como ajudar?

Muitas famílias não sabem, mas em vários locais há os fármacos dependentes, eles que são completamente dependentes de medicamentos e assim como os dependentes químicos precisam de ajuda para reverter esse quadro.

O fato é que os medicamentos como esperado podem ter efeitos colaterais e apresentar riscos, sendo que alguns outros são capazes de causar dependência, principalmente quando ingeridos por um longo período.

É justamente por esse motivo que é importante que os familiares consigam perceber quando a pessoa é dependente de medicamentos, vamos entender melhor sobre esse quadro hoje, confira!

Entenda o que são os fármacos dependentes

Os fármacos dependentes são pessoas que estão dependentes de analgésicos, e normalmente eles começam quando a pessoa recebe uma prescrição após acidentes ou lesões.

Os pacientes acabam recebendo uma receita e mesmo a dose específica de um médico, e claro que inicialmente nem passa pela cabeça da pessoa o abuso da medicação.

Porém, com o passar dos dias, a pessoa começa a sentir que essa droga não é traz os mesmos resultados que anteriormente.

Claramente essa sensação acaba sendo causada devido a uma maior tolerância aos analgésicos, e isso significa que aquele medicamento se acumulou no organismo da pessoa.

Veja quais são os sintomas apresentados que caracterizam a Dependência de Medicamentos

Alguns sintomas são bem claros e mostram claramente que a pessoa está viciada nos medicamentos, confira alguns deles:

Sobre os efeitos imediatos

Normalmente as pessoas ficam sonolentas e quietas, já alguns outros podem ser capazes de provocar euforia.

Constipação, rubor facial, confusão mental, náuseas e vômitos, alguns medicamentos podem provocar até mesmo convulsões.

Os opiáceos quando tomados com outras drogas são perfeitamente capazes de provocar um transtorno bem grave, ele é chamado de síndrome de serotonina.

Lembrando que essa síndrome normalmente é caracterizada por espasmos, tremores, agitação, transpiração em excesso e até mesmo alta temperatura corporal.

Possível overdose

Normalmente usar um opiáceo em grande quantidade de uma única vez pode trazer uma overdose, e isso pode ser letal.

O que ocorre é que a respiração fica completamente lenta e bem superficial, e isso é perigoso pois os pulmões podem parar de funcionar.

Nesse momento os pulmões tendem a ficar cheios de líquido, a pressão arterial, frequência cardíaca e a temperatura corporal diminuem, em relação as pupilas elas tendem a se retrair ficando inconscientes, a respiração para.

Entenda quais são os efeitos no longo prazo

Na realidade, os opiáceos em si, na maioria dos casos não provocam complicações no geral, contudo, podem trazer a dependência.

O fato é que algumas pessoas acabam apresentando efeitos colaterais leves, e param por aí.

Entenda quais são os sintomas de abstinência

De certa forma, a abstinência dos medicamentos é extremamente desconfortável, contudo, não é nada letal.

Lembrando que os sintomas podem acabar surgindo logo em 4 horas após a interrupção do uso do medicamento, alcançam o ponto máximo depois de 48 a 72 horas.

Porém, todos esses sintomas tendem a desaparecer depois de uma semana, sendo que o período do tempo acaba variando consideravelmente, sempre dependendo de qual opiáceo foi ou é usado.

Cada opiáceo possui uma forma de ser eliminado do corpo, sendo assim, nenhum é igual ao outro.

É válido salientar que os sintomas de abstinência tendem a ser piores naquelas pessoas que usavam altas doses por muito tempo. Veja abaixo alguns dos sintomas de abstinências mais comuns:

• A pessoa sente ansiedade e deseja pela droga;
  • A respiração acaba se tornando bem rápida, sendo acompanhada de bocejos, olhos lacrimejantes, transpiração, pupilas dilatadas, cólicas estomacais e corrimento nasal;
  • A pessoa pode ficar hiperativa e muito agitada, sendo que ainda pode seu estado de alerta aumentado;
  • Há um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
  • Pele arrepiada;
  • Espasmos musculares;
  • Dores musculares;
  • Febre e calafrios;
  • Perda de apetite;
  • Tremores;
  • Vômitos e náuseas;
  • Diarreia;

Como é feito o diagnóstico da Dependência de Medicamentos?

Na realidade, a análise requer um diagnóstico diretamente do médico psiquiatra, além dos mais exames são solicitados.

É interessante destacar que a intoxicação aguda por opiáceo acaba ficando aparente normalmente com base no que a pessoa ou mesmo os amigos informando ao médico, além dos resultados dos exames físicos.

Caso não esteja claro justamente porque a pessoa vem apresentando estar agindo normalmente, então é possível que o médico realize exames para descartar outros sintomas.

Entre eles: níveis reduzidos de glicose ou mesmo lesão na cabeça. Os médicos ainda podem fazer exames capazes de verificar a presença da droga, mais exames são realizados para descartar quaisquer complicações.

É interessante que a família ou mesmo o dependente busquem ajuda imediata para lidar com esse problema, podendo até mesmo levar o paciente até um centro de recuperação.