
Clínica de recuperação para dependentes químicos em São Paulo: como funciona?
Uma clínica de recuperação pode ser um ponto de encontro para muitos dependentes químicos, isso porque nesses locais muitas vezes as pessoas conseguem um tratamento para essa doença.
Sabemos que a dependência química é um problema extremamente completo, e claramente não afeta apenas uma pessoa, acaba afetando a família inteira.
É justamente por esse motivo que os centros e as clínicas são capazes de possibilitar um tratamento ainda mais especializado, não somente por ser capaz de atender apenas o dependente, mas também a família do mesmo.
Normalmente esses são locais que possuem uma estrutura completamente adequada, para o tratamento e suporte do dependente químico durante o processo total de recuperação.
O fato é que desde o início do tratamento o paciente acaba recebe o auxílio necessário para voltar ao convívio social se mantendo longe do consumo das drogas e do álcool.
Claramente muitas pessoas nem mesmo conhecimento o funcionamento desses centros ou mesmo sabem para que servem exatamente, no decorrer do texto de hoje vamos esclarecer mais sobre o assunto.
Veja o que é um centro de recuperação
É interessante destacar que um centro de recuperação nada mais é do que um local completamente focado e estruturado para tratar pessoas com dependência química.
Normalmente este tipo de ambiente possui tratamento especializado e uma equipe multiprofissional disponível em tempo integral para o atendimento dos pacientes.
É interessante que o local escolhido possua uma estrutura super organizada para o atendimento mais humanizado e integral dos pacientes, justamente porque a dependência química é uma doença super complexa e que requer um tratamento especial.
E para que serve um centro de recuperação?
Na verdade, o centro de recuperação é um local inteiramente preparado para acolher dependentes químicos que realmente estão em processo de recuperação tudo com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida do indivíduo.
Lembrando que todo esse tratamento é voltado para a recuperação e bem estar dos pacientes, e o foco é totalmente voltado para a reinserção social para um novo estilo de vida completamente longe dos velhos hábitos.
E como funciona um centro de recuperação?
Esta é uma instituição sendo que se trata de um local especializado onde o dependente químico, receberá todo suporte necessário para seu tratamento.
Além do mais, antes de iniciar o tratamento os pacientes acabam passando por uma avaliação de uma equipe multidisciplinar em que realizam exames para detectar possíveis problemas de saúde.
Lembrando que o início do tratamento de fato consiste na desintoxicação do paciente, em promover a eliminação total de substâncias que são nocivas do organismo do indivíduo.
Além do mais, é imprescindível que o dependente químico seja realmente tratado por uma equipe completamente multidisciplinar, justamente porque são várias as especificidades que envolvem tal doença.
E esses centros possuem uma estrutura completamente organizada e preparada para que o paciente tenha um bom processo de recuperação, tudo para que seja reinserido na sociedade dando possibilidades para que possa construir uma nova maneira de viver.
Além do mais, o tratamento desses centros acaba variando conforme cada paciente, justamente porque eles passam por avaliações para que recebam um atendimento ainda mais adequado.
Lembrando que tudo dependerá do nível de dependência, frequência de uso e até mesmo organismo do indivíduo.
Esses tratamentos acabam incluindo a desintoxicação, psicoterapia individual e mesmo em grupo, uso de medicações, laborterapia, atividades físicas entre outros que vão auxiliar o paciente na recuperação.
Veja quais são os tipos de internação nas clínicas de recuperação
Na verdade, há alguns tipos de internação dentro das clínicas de recuperação, entre elas:
Internação voluntária
Sobre essa modalidade de tratamento, a mesma é realizada com o consentimento do próprio dependente, sendo assim, o mesmo acaba assinando uma declaração para tal.
Nesse caso, o paciente reconhece que não consegue mesmo se livrar das drogas sozinho, sendo que necessita de ajuda para se recuperar.
Dessa forma, ela só ocorre mediante solicitação formal tanto do dependente quanto do próprio médico responsável pelo caso.
Internação Involuntária
Conforme a nova lei, a internação involuntária é aquela que não precisa do consentimento do dependente, justamente porque o mesmo não possui consciência do seu estado.
Lembrando que esta modalidade de tratamento realmente é indicada quando o dependente químico começa a representar uma ameaça tanto para os outros quanto para si mesmo.
Lembrando que isso só pode ocorrer mediante o pedido de pessoas com laços consanguíneos de primeiro grau, além de necessitar de um laudo que conste a necessidade do tratamento.
Internação Compulsória
Saiba que a internação compulsória é aquela determinada pelo juiz, logo não precisa da autorização do paciente e de seus familiares.
Lembrando que este pedido ainda depende de um laudo médico, e isso comprova que a pessoa necessita de um tratamento especializado tudo para ficar longe do consumo de drogas ou álcool.
Atendimento
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você sobre a intervenção que necessita.