Sintomas de quem usa drogas pela primeira vez

25/07/2023

Sintomas de quem usa drogas pela primeira vez

Pais que têm filhos adolescentes sabem que essa é uma fase complicada da vida, na qual a pressão social e a influência dos grupos de convívio podem levar os jovens a adotar comportamentos arriscados, mesmo diante das advertências sobre os riscos para sua saúde e segurança. Uma das preocupações mais comuns nesse contexto é o uso de drogas.

Embora a adolescência seja uma fase repleta de mudanças comportamentais, alguns sinais surgem e deixam os pais preocupados com a possibilidade de seus filhos estarem fazendo uso de substâncias entorpecentes. Confrontar diretamente nem sempre é eficaz na maioria dos casos, então os pais procuram por sinais que confirmem suas suspeitas.

A seguir, apresentamos alguns sinais comuns que seu filho pode exibir quando começa a usar drogas. Acompanhe!

  1. Passa muito tempo fora de casa

É comum os adolescentes saírem frequentemente para festas e eventos sociais típicos dessa faixa etária, e isso, por si só, não é motivo para alarme.

No entanto, se seu filho não costumava passar tanto tempo fora de casa e, de repente, está sempre saindo em grupo, pode ser um indício.

  1. Envolvimento em brigas e confusões

Problemas, brigas e confusões na rua e na escola que não existiam antes, além de desentendimentos frequentes com familiares e dificuldades na convivência diária, são sinais de alerta. Pode ser que ele esteja enfrentando problemas e uma maior comunicação e atenção podem ajudar.

É importante ressaltar que, nos casos em que há problemas psicológicos não identificados pela família, as chances de o adolescente recorrer ao uso de drogas podem ser maiores. Portanto, mesmo que não haja o uso de entorpecentes, essas situações podem ser um fator de risco.

  1. Mudança de hábitos de sono

Alterações nos padrões de sono, combinadas com os outros sinais mencionados, devem ser levadas em consideração.

Além disso, faltas injustificadas à escola e a perda visível de interesse nas atividades escolares também podem ser indícios.

  1. Alterações na alimentação

Mudanças nos padrões alimentares são sintomas físicos significativos, pois algumas drogas, como a maconha, podem aumentar o apetite, enquanto outras podem diminuí-lo, fazendo com que os usuários se esqueçam de se alimentar e percam peso rapidamente.

  1. Comportamento relacionado a dinheiro, mentiras frequentes e más companhias

Ser pego mentindo em várias ocasiões, fugas, evasivas e amizades com adolescentes problemáticos são fortes indícios de que algo está errado.

Além disso, questões envolvendo dinheiro e objetos de valor, como pegar dinheiro sem autorização e tornar esse tipo de comportamento um hábito, podem indicar algum tipo de vício.

  1. Sintomas físicos visíveis, como olhos irritados

Irritabilidade, comportamentos impulsivos e olhos avermelhados com frequência são sinais que apontam para o uso de drogas.

Se você perceber odores estranhos nas roupas do seu filho ou quando ele se aproxima, especialmente ao retornar para casa depois de algum tempo fora, esses são indicativos relevantes.

Por fim, a simpatia por movimentos que buscam a liberação de certas drogas, o uso de roupas com ilustrações relacionadas a substâncias como cannabis, cartazes e outros elementos visuais podem indicar uma inclinação para o uso de drogas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Para obter mais informações, visite nosso site.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.