Intervenção psicológica com dependentes químicos

28/10/2023

Intervenção psicológica com dependentes químicos

Intervenções psicológicas com dependentes químicos geralmente envolvem algumas terapias específicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia Motivacional.

Eles visam ajudar o indivíduo a entender as causas do vício, desenvolvendo estratégias para evitar recaídas e promover mudanças positivas no comportamento e pensamento.

É importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental qualificado para orientar o tratamento.

O que é uma intervenção psicológica?

Uma intervenção psicológica é um processo terapêutico que envolve a aplicação de técnicas e estratégias psicológicas para abordar e resolver questões emocionais, comportamentais ou de saúde mental de um indivíduo.

Isso pode incluir terapias, aconselhamento ou outras abordagens destinadas a promover o bem-estar emocional e psicológico, melhorar o funcionamento e ajudar o indivíduo a lidar com problemas ou desafios específicos em sua vida.

Profissionais atuam na intervenção de uma dependência química

Psicólogos: Eles realizam pesquisas e terapias para tratar questões psicológicas subjacentes e auxiliam no processo de recuperação.

Psiquiatras: Podem prescrever medicamentos quando necessário para tratar condições psiquiátricas associadas ao vício.

Terapeutas de abuso de substâncias: Especializados no tratamento de dependência química e na condução de terapias específicas para viciados.

Trabalhadores sociais: Oferecem apoio prático e recursos para lidar com questões sociais e legais relacionadas ao vício.

Conselheiros de saúde mental: Auxiliam com aconselhamento e apoio emocional.

Médicos clínicos gerais: Monitoram a saúde física geral do paciente e podem ajudar no tratamento de problemas de saúde relacionados ao abuso de substância.

Enfermeiros: Podem fornecer cuidados de saúde e apoio na gestão de problemas de saúde associados ao vício.

Uma equipe interdisciplinar é muitas vezes necessária para abordar especificamente as necessidades físicas, emocionais e psicológicas de uma dependência química. A escolha dos profissionais depende da situação e das necessidades específicas do indivíduo.

Contamos com uma experiente equipe para fazer uma intervenção psicológica com dependentes químicos, fale conosco e conheça nossas soluções terapêuticas com internação em clínicas de recuperação.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.