A importância da psicologia para a saúde mental

27/10/2022

A importância da psicologia para a saúde mental

Os impactos das campanhas sobre a saúde mental das pessoas tem demonstrado a importância da Psicologia para o bem estar mundial.

E este artigo trata justamente de mostrar os benefícios que uma terapia pode ter em tratamentos específicos nas dificuldades enfrentadas pelas pessoas nas áreas emocionais, comportamentais e psicológicas.

Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre a Psicologia, seus benefícios e ramos diversificados.

O que exatamente é a Psicologia?

A Psicologia estuda os aspectos comportamentais e processos mentais de um indivíduo.

Este estudo compreende o funcionamento cerebral, a organização da memória, a interação social e os processos de aprendizado cognitivo das crianças.

Por ser uma área muito ampla, a Psicologia pode ser de interesse de muitas pessoas, tanto em campo de estudo quanto em usufruir dos seus benefícios.

E por falar em benefícios, vamos conhecer alguns deles.

Quais são os benefícios de fazer terapia?

Os ganhos com terapias são muito diversificados e contribuem muito com o bem estar em geral, melhorando muito a qualidade de vida de uma pessoa.

Vamos conhecer alguns desses benefícios através da lista abaixo, venha conferir!

  • Ajuda a desenvolver hábitos que são saudáveis para a saúde mental;
  • Adquirir auto conhecimento;
  • Ajuda na melhora dos relacionamentos interpessoais, inclusive no âmbito profissional;
  • Superação de situações traumáticas e perdas significativas;
  • Ajuda a lidar melhor com o medo e a insegurança;
  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Desenvolve inteligência emocional;
  • Ajuda a lidar com sentimentos negativos como frustrações;
  • A encontrar as motivações para a vida saudável;
  • Ajuda a desconstruir os hábitos que são prejudiciais à qualidade de vida;
  • Tratamentos para transtornos mentais;
  • Ajuda a superar a insônia;
  • Entre outros benefícios.

Qual é a importância de fazer terapia?

A importância da Psicologia está em conseguir melhorar e superar os aspectos emocionais e os desafios que surgem e afetam a saúde mental de uma pessoa.

Uma boa conversa, dorma livre e humanizada com um profissional da Psicologia, traz alívio em momentos permeados de aflições da vida.

Com suas técnicas específicas, de acordo com a metodologia utilizada, é possível que o profissional ajude o paciente a ter a percepção dos pontos que precisam ser reajustados em sua vida e redescobrir quem a pessoa é.

Sendo assim, a Psicologia ajuda a identificar causas e padrões de comportamento que são empecilhos para se viver de forma mais tranquila e em harmonia consigo mesmo e com as pessoas e circunstâncias ao seu redor, o que resulta em mudanças significativas.

Podemos dizer desta forma, que a Psicologia é importante para a promoção da confiança necessária em busca do equilíbrio e resgate da qualidade de vida, através da assistência terapêutica associada ou não a um tratamento psiquiátrico.

Quais os principais tratamentos feitos através da Psicologia?

Agora você deve estar se perguntando: mais quais os tratamentos que a Psicologia oferece? 

Vamos conhecer alguns deles abaixo:

Ansiedade e depressão: buscando a causa, torna-se possível o controle dos sintomas, em conjunto, ou não, a depender do grau, de ajuda da Psiquiatria por meio de medicamentos.

Dificuldade para realizar as tarefas de rotina: no tratamento de problemas emocionais que trazem dificuldades de concentração e desânimo para a realização de tarefas diárias.

Mudanças repentinas no humor que são duráveis: na busca da estabilização do humor, compreendendo as causas das mudanças significativas do mesmo.

Alterações no sono: compreender as questões que interferem de forma negativa na qualidade de sono de uma pessoa, o que afeta a qualidade de vida e saúde física da mesma.

Dor de cabeça e no corpo: dependendo das condições emocionais de uma pessoa, alguns sintomas físicos surgem, sem que haja aparente motivo para seu surgimento, incluindo exames com resultados normais. Neste caso, a terapia pode ajudar a equilibrar a mente, o que resulta em melhora física.

Mudanças de peso: existem transtornos emocionais que desequilibram o padrão alimentar, que afetam, direta ou indiretamente, o ganho ou a perda de peso. Sendo assim, principalmente dentro dos transtornos alimentares, o terapeuta pode ajudar, orientando e equilibrando causa e efeito, a relação do paciente com a comida, para torná-lo mais feliz.

Tratamentos de dependência química: são inúmeras as causas que podem tornar uma pessoa em dependente químico, que ao compreender melhor sua condição, e com o auxílio terapêutico correto, pode encontrar a sua remissão, recuperando-se e sendo reinserido socialmente. Fale com a equipe de atendimento do Instituto Psicologico e tenha informações sobre o trabalho realizado em nossas clínicas de reabilitação.

Os padrões de consultas terapêuticas serão definidas de acordo com a necessidade do paciente, bem como a melhor abordagem.

Agora que você já entendeu a importância da Psicologia, não perca tempo e busque qualidade de vida através do equilíbrio emocional que você necessita.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.