Por que uma droga pode levar ao consumo de outras

06/05/2022

Por que uma droga pode levar ao consumo de outras

Por que uma droga pode levar ao consumo de outras? Será que existe algum mecanismo no corpo humano que explique essa tendência? Por que muitas pessoas usam drogas mesmo sabendo de seus malefícios? Bom, a resposta para essas e outras perguntas você vai encontrar nesse texto.

Continue o artigo para saber mais. Boa leitura!

Por que uma droga pode levar ao consumo de outras?

A resposta para a pergunta “Por que uma droga pode levar ao consumo de outras” está na ação dessa substância no corpo humano, mais especificamente no Sistema Nervoso Central. No entanto, em primeiro lugar, é preciso considerar uma importante definição da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo a OMS, o uso excessivo de drogas, conhecido como dependência química, é caracterizado como uma doença crônica e progressiva. Ou seja, a condição só tende a piorar, abrindo espaço para muitos outros quadros clínicos, inclusive para o uso de outros tipos de drogas.

Isso ocorre porque a droga altera o funcionamento do Sistema de Recompensa, localizado no cérebro, fazendo com que haja uma liberação anormal do hormônio dopamina, responsável pela sensação de prazer.

O cérebro cria uma espécie de memória da droga, fazendo com que o organismo “peça” outros tipos de substâncias para aumentar a sensação de prazer e bem-estar. Por isso, muitos dependentes químicos acabam consumindo outros tipos de drogas para suprir a alta demanda por prazer.

Quais os motivos que levam as pessoas a usarem drogas?

Além de querer saber por que uma droga pode levar ao consumo de outras, é muito comum as pessoas se questionarem sobre os motivos que levam os indivíduos a usarem drogas, principalmente sabendo que elas fazem mal ao organismo e com potencial de devastar toda a vida do ser humano.

Bom, há diversas respostas para esse questionamento, desde fatores hereditários, até emocionais e sociais. Veja um pouco sobre esses fatores a seguir.

Fatores hereditários

Uma pessoa que possua na família histórico de dependência química apresenta grandes riscos de usar descontroladamente a droga. Ou seja, já estaria na hereditariedade do indivíduo a tendência pelo uso de substâncias químicas, o que explica o seu uso.

Nesse caso, o tratamento se daria no sentido de controlar o uso e o dependente deveria se afastar permanentemente de pessoas e locais em que as drogas estejam presentes.

Fatores emocionais

Algumas pessoas utilizam drogas como um refúgio contra certos problemas emocionais. Com a dificuldade de lidar com a ansiedade, depressão ou qualquer outra questão, por exemplo, elas encontram nas drogas um meio de se esquivar dessas limitações.

O tratamento psicológico, nesse caso, se faz fundamental para ajudar o dependente químico a encontrar outras maneiras de lidar com seus problemas sem ser através dessas substâncias químicas.

Fatores sociais

Esse fator está muito presente na população jovem. Em alguns grupos sociais, usar drogas é visto como “maneiro”, “divertido”, “legal”, sendo vendido em muitas festas clandestinas.

Um diálogo aberto com esses indivíduos sobre os riscos das drogas e as consequências que elas geram é muito importante para que se possa eliminar o consumo. O apoio da família e de amigos não usuários também é essencial.

Onde as drogas afetam principalmente? 

A droga é uma substância que afeta a condição biopsicossocial do sujeito. Ou seja, ela prejudica tanto a área física, quanto psíquica e social do ser humano. Mas de todas as regiões, esses elementos atingem principalmente o Sistema Nervoso Central.

Nesse local, a droga diminui a capacidade de atenção, memória e concentração do indivíduo. Altera o padrão de funcionamento de certas funções neurais e destrói vários neurônios, incapacitando a pessoa para muitas atividades, com prejuízos que podem ser irreversíveis.

Como identificar um usuário de drogas?

Um indivíduo que usa drogas apresenta alguns sinais. Por isso, você deve se atentar ao comportamento dele. Mudanças no humor são bem notórias. Ele fica mais irritado, impaciente e com comportamento agressivo. Sua rotina é alterada e frequentemente ele toca o dia pela noite.

Devido a aquisição da droga, ele pode assumir amizades suspeitas e andar com pessoas que também consomem a substância. Além disso, pode desenvolver alguns distúrbios mentais, como depressão e ansiedade.

Por ser uma condição grave e apresentar inúmeros riscos à saúde, ao menor dos sinais não se pode deixar de procurar ajuda médica. A droga é uma substância séria que precisa ser combatida com coragem.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.