Por que drogas causam dependência

06/05/2022

Por que drogas causam dependência

Por que drogas causam dependência? De fato, essa é uma pergunta interessante. Afinal, como pode uma substância tão pequena e, aparentemente inofensiva, devastar a vida do sujeito a ponto de ele perder o próprio controle?

Nesse texto, você vai entender melhor sobre essa questão, descobrindo quais as principais drogas que causam a dependência química. Saberá também como elas agem no corpo humano para que ocorra a dependência.

Então, continue a leitura do texto para saber mais sobre isso e não hesite em procurar ajuda.

Por que drogas causam dependência?

Por que drogas causam dependência? Para responder essa pergunta precisamos recorrer ao funcionamento de um mecanismo no cérebro chamado “Sistema de Recompensa”, que é um dos principais atores na sensação de prazer e bem-estar do ser humano.

Algumas substâncias tem a capacidade de ativar esse sistema de recompensa, que quando em atividade libera a dopamina, conhecida como o “hormônio da felicidade”. No sangue, esse hormônio deixa o indivíduo mais feliz, promovendo o comportamento de prazer.

Devido a composição da droga, ela ativa esse sistema e desregula os níveis de liberação da dopamina no sangue. Com isso, mesmo na ausência da substância, o cérebro “pede” a droga para que o corpo humano se sinta bem. Daí, surge a dependência química.

Quais são as drogas que causam dependência?

Qualquer tipo de droga é capaz de causar dependência química. Mas existem algumas com potencial maior de viciar. Dentre elas, se encontram a cocaína, maconha, crack e heroína. Em alguns casos, a cocaína pode viciar no primeiro uso com apenas uma única dose.

Por essa razão, especialistas afirmam que o melhor jeito de evitar a dependência química é não experimentando nenhum tipo de droga. Caso o indivíduo já esteja consumindo alguma substância, mas não tenha caído no vício ainda, é fundamental parar o uso imediatamente para não agravar o quadro.

Além disso, é importante entender que essas substâncias químicas alteram o padrão de funcionamento das funções neurais. É como se o cérebro guardasse uma espécie de memória da droga. Por isso, a dependência química não tem cura, apenas tratamento, no qual a drogadição deve ser evitada para sempre.

O que é dependência a uma droga?

A dependência a uma droga é o ato impulsivo do indivíduo em consumir qualquer tipo de droga com o objetivo de obter prazer. Ele vê nessas substâncias a única solução de conseguir ficar bem consigo mesmo e ser feliz.

No entanto, as pessoas podem consumir essas substâncias tóxicas como um subterfúgio para conseguir resolver certos problemas ou aliviar tensões, ansiedades e depressão, por exemplo. Inclusive, essa é uma das respostas para a pergunta de por que drogas causam dependência.

O dependente químico enxerga na droga a única solução para os seus problemas. Ele perde o prazer em atividades que antes eram de seu interesse.

Por que a cocaína causa tanta dependência?

A cocaína é uma das drogas que mais causam efeitos adversos no corpo. Ela age diretamente no Sistema Nervoso Central, produzindo estados de grande euforia e energia. Tem forte poder viciante no corpo e na mente, mais do que qualquer outro tipo de droga.

Nas primeiras semanas de uso, a pessoa se sente extremamente cansada e com uma necessidade muito grande de dormir. Com o uso excessivo, o indivíduo passa a apresentar outros sintomas, tais como overdose, lesões no septo (nariz), prejuízos na atenção e memória, fibrose, entre outros.

Em casos mais graves e sem tratamento, o consumo abusivo de cocaína pode levar o dependente à morte.  

O que é e o que gera a dependência?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença crônica, progressiva e com capacidade de gerar outras doenças. A Classificação Internacional de Doenças define a dependência química como um transtorno mental, que exige um cuidado integral e multidisciplinar.

As principais substâncias causadoras da dependência química são o álcool e as drogas, em especial a cocaína. Alguns medicamentos também tem o potencial de causar dependência.

Hoje em dia existem muitos tratamentos para tratar a condição psicológica. Geralmente, se procura uma clínica de reabilitação para cuidar do caso. Mas há outros métodos complementares também. O importante é se cuidar e não deixar que a dependência química vença a sua vida.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.