Qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico

06/05/2022

Qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico

Qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico? Quem tem um familiar ou um amigo nessa condição clínica, sabe bem o desespero que é pela resposta para essa pergunta. Se for o seu caso, saiba que está no lugar certo.

De modo geral, a dependência química é caracterizada pelo uso abusivo e descontrolado de substâncias químicas, que podem ser drogas, álcool e até medicações. A pessoa simplesmente não consegue controlar o consumo dessas substâncias e, por vezes, não reconhece que precisa de ajuda.

Mas ainda bem que existem profissionais qualificados para o tratamento dessa condição clínica, dispostos a atuar em todos os tipos de casos, até os mais graves. Saiba mais sobre isso nos tópicos abaixo. Boa leitura!

Qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico?

O principal médico que trata de dependentes químicos é o psiquiatra. A psiquiatria é uma especialidade da medicina, voltada para o tratamento de transtornos mentais, problemas emocionais e de comportamento. Além disso, estuda a interação medicamentosa nas patologias psicológicas.

A psiquiatria entende a dependência química como um transtorno mental, tanto que o quadro clínico está presente nos principais manuais psiquiátricos, como o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais, o DSM-5. Ela se difere da psicologia no sentido de que só ela pode receitar medicamentos.

Para esse importante ramo da medicina, é necessário que haja um profundo entendimento clínico sobre a dependência química para que, junto com outras especialidades médicas e profissionais da área da psicologia, seja possível reverter a condição.

No entanto, geralmente, é o psiquiatra que fica como responsável principal por todo o processo terapêutico, que é feito comumente em clínicas de reabilitação.

Existe outra especialidade médica que trata dependência química?

Se você pesquisar por “Qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico” encontrará como resposta o médico psiquiatra. Essa especialidade é a principal responsável por todo o processo terapêutico de um dependente, desde o início até o fim do tratamento.

Entretanto, como a maioria das intervenções é feita por uma equipe multidisciplinar, você encontrará outros profissionais debruçados no trato da dependência química, como os psicólogos, nutricionistas, enfermeiros entre outros.

Apesar da diversidade de especialistas não se esqueça de procurar em primeiro lugar o psiquiatra, pois é ele quem cuida diretamente da dependência química. Lembrando sempre que esta condição clínica é considerada um tipo de transtorno mental e doença.

Quais as principais drogas que causam dependência química?

É importante entender que qualquer tipo de droga tem o potencial de causar dependência química, mas umas são mais rápidas que outras. As principais com esse potencial são as substâncias lícitas, como o álcool e o cigarro, e as ilícitas, como o crack, heroína, maconha, cocaína, entre muitas outras.

Cabe ressaltar ainda que o uso descontrolado de certas medicações também apresenta o efeito de vício. Pessoas que tratam depressão e ansiedade, por exemplo, que utilizaram ansiolíticos por algum tempo, mas depois não conseguem parar de consumir, são consideradas dependentes químicos.

Não se esqueça de que a dependência química é caracterizada pela dificuldade de controlar o consumo de substâncias químicas. Por isso, tanto as drogas, como o álcool e as medicações podem causar dependência.

Qual o melhor tratamento para dependentes químicos?

Atualmente existem muitas abordagens terapêuticas eficientes no tratamento da dependência química. Entre elas estão a psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, terapia ocupacional, terapia em grupo, entre muitas outras.

Outras intervenções terapêuticas estão inseridas em equipe multidisciplinar, que conta com a ação de profissionais de diferentes modalidades. O melhor tratamento para dependentes químicos vai depender da gravidade do caso.

Se o paciente consegue reconhecer a sua doença e não está enfrentando grandes prejuízos em sua vida, ele pode procurar um consultório particular de um psiquiatra ou uma clínica de reabilitação. Caso contrário, ele necessariamente terá que procurar uma clínica de reabilitação.

Como procurar ajuda para dependentes químicos?

Agora que já foi respondida a sua pergunta sobre “qual médico devo procurar para tratamento de um dependente químico”, é hora de descobrir como procurar ajuda para esse tipo de paciente.

Para isso, você precisa analisar o caso. Se o dependente químico apresenta abertura para conversas, você pode dialogar com ele, orientando-o para o tratamento. Mas se ele não reconhece a doença e está colocando a própria vida e a de outros em risco, é necessário procurar uma clínica de recuperação.

Na clínica, o médico psiquiatra fornecerá todas as orientações e poderá solicitar a internação involuntária para a segurança do dependente. Mas não precisa ficar com medo, basta pesquisar por uma clínica de qualidade e responsável para realizar o acompanhamento.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.