Alcoolismo entre os jovens

06/05/2022

Alcoolismo entre os jovens

O alcoolismo entre os jovens é um cenário de preocupação para muitos profissionais da área da saúde. Segundo a última pesquisa realizada pela Unifesp, 60% dos adolescentes com menos de 18 anos já fizeram a experimentação de álcool. Destes, 15% estão na faixa entre 10 e 12 anos.

Outra pesquisa do IBGE revelou que 27% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos ingerem bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana. Esses são os dados conhecidos levantados por pesquisas, sem contar a estatística presente nas cidades mais remotas e os que bebem escondido dos pais.

O acesso ao álcool hoje em dia é muito fácil. Embora cause malefícios à saúde humana, essa bebida tem seu valor na sociedade, basta olhar as propagandas de cervejas na TV, por exemplo. Nos comerciais, sempre é mostrado pessoas felizes, alegres, tomando uma cervejinha para relaxar ou se divertir.

Mas o que muitos ignoram nessas propagandas é que nem todas as pessoas conseguem tomar uma dose ou outra, além disso mascaram completamente o efeito viciante que essas bebidas podem apresentar para certos indivíduos. Diante disso, muitos jovens caem no alcoolismo, sem o mínimo de conhecimento.

Por esse motivo, decidimos desenvolver esse artigo com o objetivo de trazer informações importantes sobre o excesso de álcool entre os jovens. Continue o texto para saber de tudo. Boa leitura!

O que leva o jovem ao consumo de álcool?

O alcoolismo entre os jovens é facilitado por diversos fatores, que podem incluir tanto o âmbito interno, como a lida de problemas, quanto o âmbito externo, no sentido de influência dos amigos próximos. Por isso, existem muitos motivos que levam o jovem ao consumo de álcool. Mas os principais são:

Sensação de prazer e novas experiências: É natural no jovem a busca pelo prazer proporcionado por experiências novas. Como o álcool, assim como qualquer outra substância química, promove esse prazer no cérebro humano, a bebida é bastante requisitada;

Lidar com os problemas: Assim como os adultos, o jovem também pode buscar o álcool como uma saída para os seus problemas. Devido a sensação de prazer que a bebida provoca, ele acaba se enveredando por esse caminho para diminuir as suas preocupações:

Dificuldades de socialização: O humano é um ser social, ele nasceu para viver em grupo, em sociedade. Pela dificuldade de entrosamento interpessoal, muitos jovens bebem para conseguir adquirir certas habilidades momentâneas, como coragem e ousadia, por exemplo;

Influência de amigos: Se um amigo ou até mesmo familiar próximo tiver o costume de ingerir bebidas alcoólicas, essa pessoa será uma forte influência para o jovem beber também, principalmente se forem pessoas de confiança para o menor de idade.

Facilidade de compra: Vale lembrar que o álcool é uma droga lícita no Brasil, amplamente comercializada. Embora a venda para menores de 18 anos seja proibida, muitos estabelecimentos não respeitam a lei, muito menos há fiscalização adequada. Tudo isso contribui para o acesso do jovem à bebida.

Como lidar com o alcoolismo na adolescência?

Ainda que não seja uma tarefa fácil, é muito importante que os familiares entendam que o alcoolismo entre os jovens é um fenômeno real e que afeta diretamente a vida do adolescente como um todo. Por isso, a família precisa mostrar o correto caminho e explicar os riscos do álcool.

É fundamental que os pais deem liberdade para que os filhos construam seus círculos de amizade. Prendê-los em casa não vai resolver o problema. Pelo contrário, vai gerar ódio neles e impedimento para uma possível conversa. Além disso, seguir essas dicas também pode ajudar:

  • Converse, de modo compreensivo, sobre o alcoolismo e drogas, mostrando os riscos e as falsas sensações que eles proporcionam;
  • Evite os famosos sermões, muito menos utilize uma linguagem autoritária ou agressiva;
  • Esteja disposto a ajudar, oferecendo apoio;
  • Estabeleça limites coerentes, claros e concisos e cumpra com o combinado;
  • Evite atitudes que possam estimular o consumo do álcool;
  • Seja coerente com suas palavras, sendo um bom exemplo para o jovem.

Como tratar o alcoolismo na juventude?

A melhor maneira de tratar o alcoolismo na juventude é estimulando que o jovem procure ajuda por conta própria. Quando ele reconhece que precisa se tratar, todo o processo terapêutico se torna mais fácil e rápido.

É ideal procurar uma clínica de reabilitação e conversar com o médico psiquiatra. Na instituição, o jovem vai passar pelo procedimento de desintoxicação, junto com a utilização de remédios. Também, será tratado junto com terapias, que também é oferecida para os familiares.

Hoje em dia, o cuidado é completo. Portanto, não deixe de buscar ajuda, caso perceba os sinais do alcoolismo.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.